Fazer Cosplay é uma arte. A arte de representar um personagem que pode ser de uma revista em quadrinhos, de uma série, de videogames ou até de filmes. Você pode escolher o que você quiser, mas, claro que normalmente se escolhe um personagem que você se identifique ou te inspire. Você não é obrigado a se parecer com ele/a, porque as adaptações fazem parte da brincadeira. Na hora de se divertir, vale tudo, inclusive, mulher vestida de personagem masculino e vice-versa.
O primeiro cosplay sempre é mais complicado, mas todos os outros vão ser pura diversão, até mesmo por ser um novo desafio a cada novo personagem que você inventa de se fantasiar. O primeiro passo é pesquisar sobre o personagem, depois usar a criatividade e planejar todos os passos seguintes, ou seja, tudo o que você precisa criar, aprender e comprar para se transformar nele. Vamos te dar uma série de dicas, mas não esqueça que você tem a Internet e um mar de tutoriais por aí para se inspirar. E não precisa gastar muito, a graça está em inventar.
Meu pequeno pônei: uma franquia de êxito
My Little Pony ou Meu Pequeno Pônei nasceu mesmo foi como Meu Querido Pônei ou My Pretty Pony, no princípio da década de 1980. Este brinquedo é um ícone da penúltima década do século XX que se converteu numa febre dos anos 2000. Voltado para crianças entre 6 e 8 anos, os pôneis encantam gerações há nada menos do que três décadas. Dos pôneis terrestres até Twilight Sparkle e Rainbow Dash muita história foi contada. De pequenos bonecos de 10cm de plástico duro até os mais adoráveis personagens animados que habitam as telas nos principais canais dedicados à infância na TV aberta ou fechada.
É mágica pura, espalhada em forma de todo tipo de produto de consumo infantil: lancheiras, roupas, sapatos, jogos, pelúcia, maquiagem, artigos de papelaria, acessórios e tudo mais que a sua imaginação conseguir alcançar. Se você tem menos de 40 anos, com certeza, você já viu esses lindos bichinhos por aí, já brincou ou já foi intimado por seu filho/a ou sobrinho/a a comprar um. Se não, prepare-se porque essa história tem asas e muito ainda para contar. Os pôneis, como seres mágicos, prometem ter vida muito mais longa do que o que foi visto até agora. Dá uma olhada nessa trajetória de sucesso da gigante americana Hasbro e vê se consegue imaginar o que tem por detrás desse arco-íris.
Superman, historia da obra de DC
Muita gente nem imagina, mas o Super Homem nasce como um vilão careca, com poderes telepáticos e decidido a dominar a humanidade. Na cidade de Cleveland, Estados Unidos, dois estudantes, Joe Shuster e Jerry Siegel, criaram o personagem na Glenville High School, que frequentavam no princípio da década de 1930, para uma revista de ficção científica da escola. A criação do Superman como nós conhecemos hoje, como um super herói, ocorreu em 1933, inspirado no ator de cinema Douglas Fairbanks, enquanto Clark Kent estava inspirado em outro ator, Harold Lloyd. O disfarce do Superman foi inspirado em trajes de outros personagens de quadrinhos em ambientes espaciais e no homem forte do circo. A redefinição da história e da imagem dos personagens só vieram a ocorrer quando a DC Comics comprou os direitos do personagem e fez sua primeira publicação na Action Comics #1.
Cine Marvel: grandes vilões para além de Thanos
A Marvel Comics é a gigante americana considerada a maior editora de histórias em quadrinho do mundo, afrontando, inclusive, a DC Comics, detentora do Superman. O universo Marvel reúne grandes personagens como Homem Aranha, Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Wolverine, Thor, Falcão, Deadpool, Homem de Ferro e tantos outros, com suas respectivas turmas, Vingadores, Defensores, X-Men, A-Force etc.
Mas o que nos interessa neste texto são os vilões da Marvel e que chegaram ao cinema. Para os fãs dos Marvel heroes, os vilões da Marvel não conseguem emplacar como seus personagens do bem, ainda que muitos tenham seus preferidinhos. Thanos, antagonista principal de Vingadores: Guerra Infinita (Avengers: Infinity War) e Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame), talvez, seja uma unamidade. Ou não, tem quem prefira Loki ou Erik Stevens. E para você, qual é o seu vilão favorito? Não chegou ao cinema ainda? Qual dos diabólicos dos comics Marvel seriam sucesso garantido na telona? Atenção para o alerta de spoiler, para quem não acompanhou os filmes mais recentes da Marvel.